Glórias do Passado: Edmilson

 

Edmilson


Numa altura em que ao futebol português chegavam inúmeros jogadores brasileiros de nomeada e com indiscutível qualidade, o promissor Edmilson Lucena veio jogar para Portugal como um ilustre desconhecido, muito jovem, ainda, mas carregado de vontade de provar o seu valor e fazer carreira no nosso país.

E, indiscutivelmente, conseguiu-o, realizando 12 temporadas consecutivas no principal patamar do futebol português, representando, sucessivamente, o CD Nacional, o CS Marítimo, o Vitoria SC e, finalmente, o SC Braga.

Por sua vez, os números da sua história futebolística atestam a qualidade inquestionável do brasileiro Edmilson. Foram um total de 356 jogos realizados na 1ª Divisão Nacional e 111 golos marcados.

Natural de Ermas, uma pequena cidade no nordeste brasileiro, Edmilson Dias Lucena, nasceu no dia 29 de Maio de 1968. Ainda muito novo deixou a sua terra natal e foi com a família viver na capital Brasília.

No futebol brasileiro registou passagens pelo Dom Bosco FC e pela SE Matsubara, este, um clube relevante nos escalões de formação do futebol brasileiro. Mas foi em Portugal que Edmilson cumpriria, praticamente, toda a sua carreira de futebolista, pois com apenas 20 anos de idade foi contratado, no inicio da temporada de 1988/89, pelo CD Nacional, um clube estreante no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e treinado pelo, então, jovem treinador brasileiro Paulo Autuori.
.
(Equipa do CD Nacional na época de 1988/89)

(Edmilson no CD Nacional na época de 1988/89)

(Edmilson no CD Nacional na temporada de 1988/89)
.
O CD Nacional, recheado de bons jogadores, como os defesas William e Heitor, e os avançados Dino e Edmilson, realizou uma boa temporada e terminou a prova classificado num tranquilíssimo 10ªº lugar da tabela geral.

O jovem Edmilson não foi um titular indiscutível naquela equipa insular, é certo, mas as suas prestações ao longo da temporada de 1988/89 mostraram um auspicioso futebolista, com enormes faculdades, e que se revelou determinante em muitas ocasiões daquela época.

Actuou em 23 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e apontou 7 golos ao longo da toda a competição, tornando-se o terceiro melhor marcador da equipa nacionalista naquela época, atrás dos companheiros Dino e Murphy.

Fez a sua estreia no futebol português ao serviço do CD Nacional no dia 4 de Setembro de 1988, num sensacional jogo entre a formação nacionalista e o Vitoria de Setúbal, disputado no Estádio dos Barreiros, na Madeira, e que terminou com uma igualdade a 4-4.

Aquele jogo, a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ficou também marcado pelo primeiro golo que Edmilson marcou no futebol português. O primeiro de mais de uma centena que viria a marcar ao longo da sua carreira em Portugal.
.
(Equipa do CD Nacional na época de 1988/89)
.
(O jovem Edmilson no CD Nacional)
.
Na época seguinte de 1989/90, a participação da equipa nacionalista no Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi bem mais modesta. Porem, o CD Nacional, apesar dos três técnicos que passaram pelo comando da equipa, conseguiu alcançar a manutenção ao terminar a prova classificado no 14º lugar.

Voltando a não ser um titular indiscutível, é certo, o jovem Edmilson foi manifestamente imprescindível na equipa do CD Nacional. Com 7 golos apontados na principal prova do futebol português, Edmilson foi o melhor marcador da equipa nacionalista, tendo alinhado em 26 jogos da competição.
.
(Plantel do CD Nacional na temporada de 1989/90)
.
(Edmilson no CD Nacional)
.
A qualidade já estava certificada e Edmilson começava a ter vários clubes interessados nos seus préstimos. Com contrato em vigor com o clube nacionalista, Edmilson permaneceu ao serviço do CD Nacional durante a época de 1990/91, aquela que viria a ser a ultima temporada deste atleta no clube.

Nesta época foi, claramente, um titular indiscutível, alinhando em 37 jogos da competição, apontando 8 golos e assim sagrando-se, novamente, como o melhor marcador na formação do CD Nacional.

Desta feita, contudo, a prestação da turma insular foi muito fraca e, novamente, ficou marcada por várias mudanças no comando da equipa técnica. Dessa forma, o CD Nacional não foi capaz de alcançar a almejada manutenção no escalão principal do futebol português, quedando-se no último lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1990/91.
.
(Plantel do CD Nacional na temporada de 1990/91)
.
(Edmilson no CD Nacional na época de 1990/91)
.
Verdadeiramente de olho no rival e com Paulo Autuori, conhecedor profundo das potencialidades do jogador, ao leme da equipa, o CS Marítimo não hesitou em contratar o avançado Edmilson para a nova época de 1991/92.

Edmilson irá permanecer durante 6 temporadas consecutivas ao serviço do CS Marítimo e durante esse período irá contribuir, seguramente, para aqueles que serão os melhores anos da longa vida do clube madeirense.

Logo na primeira temporada de Edmilson no clube, o CS Marítimo vai alcançar, ate àquela data, a sua melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, conseguindo um sensacional 7º lugar na tabela classificativa.

Lutando ate final pelo acesso às competições europeias, a equipa maritimista, excelentemente comandada pelo técnico Paulo Autuori, exibe um futebol atacante muito elogiado pela crítica, vivendo, sobretudo, da inspiração de Edmilson.

Estreia-se pelo CS Marítimo logo na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1991/92, no Estádio de S. Luís, em Faro, num desafio que terminou com o triunfo do SC Farense por 3-1.

O avançado Edmilson realiza, nesta competição, 27 jogos e, apontando 10 golos, torna-se no melhor marcador da equipa do CS Marítimo na prova. O seu primeiro golo pela formação maritimista, registe-se, agora, foi apontado no desafio da segunda ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sendo o mesmo decisivo para o desfecho do encontro que terminou com uma vitória do CS Marítimo sobre o FC Paços de Ferreira por 1-0.

E, à 25ª jornada, todavia, por relevante, Edmilson esteve verdadeiramente sensacional ao fazer um hattrick num triunfo do CS Marítimo por 1-4 sobre o SC Beira Mar, em pleno Estádio Mário Duarte, na cidade de Aveiro.
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1991/92)
.
(No CS Maritimo na época de 1991/92)
.
Na época seguinte de 1992/93 Edmilson voltou a ser fundamental na equipa maritimista, contribuindo decisivamente para mais um marco alcançado pelo CS Marítimo no futebol português ao apurar-se pela primeira vez na sua história para as competições internacionais de clubes.

Fruto de uma sensacional temporada, alavancada num tridente ofensivo de grande categoria, formado por Ademir Alcântara, Jorge Andrade e Edmilson, o CS Marítimo obteve um 5º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e, assim, apurou-se para disputar a Taça Uefa na época seguinte.

Edmilson jogou 30 jogos na competição, sendo o autor de 11 golos da equipa do CS Marítimo. Desta vez, destacam-se, os golos marcados ao Vitoria SC. Primeiro no jogo da 1ª volta, disputado no Estádio dos Barreiros, no triunfo do CS Marítimo sobre o Vitoria SC por 3-0, com os tentos madeirenses a serem apontados por Edmilson, Jorge Andrade e Ademir, o celebre tridente ofensivo maritimista.

Mas, no jogo da 2ª volta, em Guimarães, Edmilson voltou a marcar, desta feita, num desafio que terminaria com uma igualdade a 2-2. Recorde-se, para o Vitoria SC marcaram Alessandro e Pedro Barbosa, enquanto para o CS Marítimo anotaram J. Andrade e Edmilson.
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1992/93)
.
(Na época de 1992/93 no CS Maritimo)
.
(Em 1992/93 disputando um lance com o defesa do Vitoria SC Taoufick)
.
Nesta época de 1992/93, destaca-se, ainda, um novo hattrick marcado por Edmilson num desafio frente ao Gil Vicente FC, em que o CS Marítimo venceu a equipa gilista no Estádio dos Barreiros por 7-1.

Finalmente, porque foi o jogo capital para a conquista do lugar europeu, assinale-se, também, o golo marcado ao Boavista FC no encontro da 33ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, num desafio que acabou com um 3-2 favorável a equipa madeirense.
.
(Equipa do CS Maritimo na temporada de 1992/93)
.
(No CS Maritimo na temporada de 1992/93)
.
A época seguinte de 1993/94 marca, assim, a estreia do CS Marítimo nas competições internacionais de clubes. E Edmilson integra as equipas do CS Marítimo que disputam a 1ª eliminatória da Taça Uefa com o Antuérpia FC, um clube belga que na temporada anterior tinha disputado, embora perdido, a final da Taça das Taças com o Parma AC.

A equipa do CS Marítimo não conseguiu, porem, passar aquela primeira etapa na competição, acabando por ser eliminado pelo conjunto belga, após uma derrota na Bélgica por 2-0 e um empate em casa, no Estádio dos Barreiros, a 2-2.
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1993/94)
.
(No CS Maritimo na temporada de 1993/94)
.
(Edmilson no CS Maritimo)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1993/94 o CS Marítimo voltou a praticar bom futebol e a conseguir resultados positivos, finalizado a época conquistando, pela segunda época consecutiva, um apuramento europeu.

Embora o percurso inicial realizado não fosse o melhor, o certo é que a equipa conseguiu inverter os acontecimentos e terminar a prova em alta. Para o êxito maritimista, muito contribuiu a chicotada psicológica operada no comando da equipa técnica, quando Paulo Autuori regressou ao clube para substituir o compatriota Edinho Nazareth à 13ª jornada da principal competição nacional.

Individualmente para Edmilson, esta não foi a melhor fase da sua passagem pelo CS Marítimo. Jogou apenas 18 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e marcou somente 3 golos.
.
(Equipa o CS Maritimo na temporada de 1993/94)
.
(Na temporada de 1993/94 no CS Maritimo)
.
(No CS Maritimo na época de 1993/94)
.
Algumas lesões retiraram cadência competitiva ao jogador e depois de uma temporada de 1993/94 que, não sendo mediana, não foi das melhores, Edmilson só voltaria a estar a grande altura no final da temporada seguinte de 1994/95.

Nesta época de 1994/95, Edmilson jogou apenas 11 jogos na principal competição nacional e marcou, novamente, apenas 3 golos. Surgiu em grande forma na ponta final da temporada e muito contribuiu, então, para o 7º lugar alcançado na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, um resultado, porem, aquém das expectativas geradas no inicio da temporada, embora o clube tivesse lutado ate final pelo apuramento europeu.
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1994/95)
.
(No CS Maritimo na temporada de 1994/95)
.
O ponto alto desta época, contudo, foi a presença do CS Marítimo, também pela primeira vez na sua história, na final da Taça de Portugal, depois de eliminar o favorito FC Porto nas meias-finais da competição.

Edmilson foi titular na equipa maritimista que jogou a final da Taça de Portugal contra o Sporting CP na temporada de 1994/95. O CS Marítimo, porem, não conseguiu vencer o troféu, acabando derrotado pela equipa leonina, no Estádio do Jamor, por 2-0.
.
(Equipa do CS Maritimo na final da Taça de Portugal)
.
(Edmilson em acção no jogo da final da Taça de Portugal)
.
(No mesmo jogo aqui com o defesa sportinguista Naybet)
.
No final desta época de 1994/95, dizia-se, Edmilson esteve com um pé no Sporting CP. À última hora, contudo, o negócio acabou por não concretizar-se e o avançado brasileiro permaneceu no CS Marítimo durante mais duas temporadas.

Entretanto, Raul Aguas tomou conta do comando técnico do CS Marítimo. Contudo, o desempenho da equipa maritimista durante a temporada de 1995/96 foi bastante irregular e o clube falhou o propósito europeu.

Edmilson voltou a ser titularíssimo, jogando 29 jogos na principal prova portuguesa e apontou 10 golos. Foi, assim, o segundo melhor marcador da equipa atrás de Alex, um atleta canadiano com quem Edmilson fez uma dupla atacante temível.
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1995/96)
.
(Edmilson o CS Maritimo na época de 1995/96)
.
(Plantel do CS Maritimo na temporada de 1995/96)
.
Seguiu-se, então, aquela que viria a ser a ultima temporada de Edmilson ao serviço do CS Marítimo. O clube teve então como treinador inicial o brasileiro Marinho Peres, mas alguns períodos conturbados levaram a varias mudanças na equipa técnica, primeiro com a entrada de Manuel José e mais tarde com Augusto Inácio.

Os resultados alcançados pelo clube não foram, efectivamente, os esperados, terminando o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1996/97 num modesto 8º lugar da classificação.

Edmilson voltou a ser o melhor marcador do CS Marítimo ao apontar 12 golos em 30 jogos disputados na prova. Juntamente com Alex, confirmou, efectivamente, tratar-se de uma das melhores duplas atacantes do futebol português.
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1996/97)
.
(Em 1996/97 no CS Maritimo)
.
(Desafio entre o Boavista FC e o CS Maritimo com Edmilson e o defesa boavisteiro Litos)
.
(Jogo frente ao FC Porto na época de 1996/97, Edmilson disputando um lance com João Pinto)
.
(Edmilson ao serviço do CS Maritimo na época de 1996/97)
.
(Em desafio frente ao V. Setubal com o defesa setubalense Quim)
.
(Agora frente ao CF Belenenses)
.
O CS Marítimo vivia nesta altura, também, alguns problemas de ordem financeira que afectava, obviamente, a estabilidade emocional dos jogadores. Por sua vez, Edmilson, aspirava a outros objectivos na sua carreira e decidiu deixar o clube madeirense e rumar a outras paragens.

Alegando salários em atraso, Edmilson rescindiu o contrato que mantinha com o CS Marítimo. Como é natural, dada a qualidade e experiencia do jogador, imediatamente surgiram vários clubes interessados na sua contratação.

Os responsáveis do Vitoria SC insistiram bastante na sua aquisição e conseguiram convencer Edmilson a rumar a Guimarães. Assim, o categorizado avançado brasileiro ingressa no Vitoria SC no inicio da época de 1997/98 e fica logo catalogado como a principal aquisição do clube vimaranense.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1997/98)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1997/98)
.
(Na época de 1997/98 apontando um golo frente ao CF Estrela da Amadora)
.
E a verdade é que o jogador, agora com 29 anos de idade, veio a confirmar toda a sua qualidade ao serviço do Vitoria SC. Estreou-se oficialmente com a camisola vimaranense logo na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão num desafio entre o Vitoria SC e a Académica de Coimbra, jogado no Estádio D. Afonso Henriques, no dia 23 de Agosto de 1997.

Edmilson, lançado pelo treinador Jaime Pacheco, surgiu como titular na frente de ataque do Vitoria SC, formando um tridente com os compatriotas Gilmar e Riva. O Vitoria SC venceria esse jogo contra a equipa conimbricense por 1-0 com um golo apontado por Gilmar aos 21 minutos de jogo.
.
(Aqui em Vidal Pinheiro frente ao SC Salgueiros)
.
Nesta temporada, o Vitoria SC garantiu o acesso às provas internacionais, desta vez, por via de um brilhante 3º lugar conquistado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, consequência da sensacional prestação realizada pelos vimaranenses ao longo do ano.

Edmilson foi titularíssimo na equipa do Vitoria SC, quer enquanto a equipa foi comandada por Jaime Pacheco quer, posteriormente, às ordens de Quinito. Ao longo da época de 1997/98, o avançado brasileiro jogou 32 jogos na principal competição portuguesa, revelando uma regularidade exibicional notável, cotando-se como um dos melhores jogadores do Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1997/98)
.
(Edmilson no Vitoria SC)
.
(Em jogo frente ao seu anterior clube na época de 1997/98)
.
Nesta época marcou 6 golos e foi o segundo melhor marcador da equipa vimaranense. O primeiro golo com a camisola do Vitoria SC foi apontado logo à 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, num desafio em que o Vitoria SC acabou derrotado pelo rival SC Braga por 3-2.

O jogo foi disputado no Estádio 1º de Maio, em Braga. O Vitoria SC ainda esteve na frente do marcador após um golo do defesa bracarense Lino na própria baliza. O SC Braga conseguiu, porém, reverter o resultado a seu favor com um golo de Karoglan e dois tentos de Toni.
.
(Contra o Rio Ave FC na época de 1997/98)
.
Já perto do final da partida, o Vitoria SC viria a reduzir o marcador para 3-2, então, por intermédio do brasileiro Edmilson que, aos 87 minutos, estabeleceu aquele que viria a ser o resultado final de mais um derby minhoto.

Nesta época realce, ainda, para mais uma presença de Edmilson em jogos internacionais de clubes. Desta vez, representando o Vitoria SC numa eliminatória contra a equipa italiana da Lázio de Roma.

Edmilson foi titular em ambos os desafios da 1ª eliminatória da Taça Uefa da temporada de 1997/98. Para história ficam, todavia, as duas derrotas do Vitoria SC, uma, em Guimarães, por 0-4, e outra no mítico Estádio Olímpico de Roma por 2-1.

Na época seguinte de 1998/99 Edmilson voltou a ser determinante na equipa do Vitoria SC. Jogou 25 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e apontou 13 golos, alguns de magnifico efeito, sagrando-se assim como o melhor marcador da equipa do Vitoria SC na competição.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1998/99)

(Edmilson no Vitoria SC na época de 1998/99)
.
(Em 1998/99 frente ao SC Farense, com Carlos Costa e Edmilson na jogada)
.
Contudo, colectivamente, esta temporada começou muito mal para a formação vitoriana. O certo é que só depois do regresso de Quinito ao comando técnico, em substituição de Zoran Filipovic, é que o Vitoria SC começou a melhorar o seu desempenho, sem, lamentavelmente, conseguir atingir os objectivos delineados no início da temporada.

De qualquer forma, Edmilson era, claramente, o melhor talento na equipa do Vitoria SC. De facto, este futebolista brasileiro era um verdadeiro artista da bola, com um jogo encantador para os apreciadores do desporto rei, como, de resto, sucessivamente confirmou ao longo da sua passagem pelo futebol português.
.
(No Vitoria SC em 1998/99)
.
Por isso, era frequentemente apontado como um dos melhores jogadores estrangeiros a jogar no nosso país. Tecnicamente muito evoluído, Edmilson jogava em toda a linha do ataque fazendo uso dos seus largos recursos técnicos.

Jogando pelas alas, por um lado, Edmilson beneficiava da sua velocidade, do domínio de bola e uma capacidade de drible fantástica. Por outro lado, actuando mais pelo centro, denotava toda a sua perícia na arte da finalização, sempre objectivo e com sentido de golo notável.

(Em acção pelo Vitoria SC na época de 1998/99)

Como outra característica relevante, frequentemente também, pela sua estatura e estampa física, tirava muito bem partido do seu bom jogo de cabeça na luta contra os defesas centrais das equipas adversárias.

“Didi”, como carinhosamente era tratado em Guimarães, era um jogador repentista, capaz de engendrar a jogada mais imprevisível para escapar à marcação, por vezes muito dura, dos adversários.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1998/99)
.
(No Vitoria SC)
.
(Edmilson o Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
Porem, a posição onde Edmilson mais se destacava era, como se costuma dizer, jogando como 2º ponta de lança, apoiando o avançado-centro da equipa. Gostava de jogar o mais solto possível das amarras tácticas. Assim, a sua capacidade de desmarcação e a assistências para golo eram decisivas.

A faceta mais negativa de Edmilson espelhava-se, porem, nalguma falta de regularidade exibicional. E quando as coisas não lhe saiam de feição, por vezes, o seu jogo tornava-se demasiadamente irritante para o mais comum dos adeptos.

(Em jogo frente ao SL Benfica em Guimarães na época de 1998/99. Aqui com o defesa benfiquista Andrade)

Entretanto, no final da temporada de 1998/99 Edmilson renovou o seu contrato com o Vitoria SC por mais uma época, iniciando assim aquela que será a última temporada ao serviço do clube vimaranense.

Nesta época de 1999/00, o Vitoria SC apostou essencialmente em jovens jogadores formados no clube, como foi o caso de Pedro Mendes, Fernando Meira, Rego e Lima, juntando-os a jogadores mais experientes como era o caso de Edmilson, Riva ou o guarda-redes Pedro Espinha, por exemplo, ainda sob o comando técnico de Quinito.

(Equipa do Vitoria SC na época d 1999/00)
.
(No Vitoria SC na temporada de 1999/00)
.
(Perseguido por Helder e Frechaut no Vitoria SC - Vitoria de Setubal da época de 1999/00)
.
Todavia, a aposta efectuada não redundou em resultados condizentes com a tradicional ambição do clube. A equipa do Vitoria SC alternava bons períodos com outros momentos que resultavam em desfechos negativos com consequências na classificação.

Assim, numa época que não foi além da mediania, o Vitoria SC acabou na 7ª posição da tabela classificativa da 1ª Liga portuguesa, falhando o objectivo europeu do clube. Por sua vez, Edmilson foi titular na equipa do Vitoria SC, realizando 31 jogos na principal competição e sendo o autor de 10 golos.
.
(Novamente com Andrade do SL Benfica, desta feita na época de 1999/00)
.
(Neste jogo da época de 1999/00 contra o Gil Vicente FC. Na marcação o médio Petit)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1999/00)
.
(Em jogo frente ao CF Belenenses na época de 1999/00)
.
(Desta feita disputando com Peu num jogo frente ao Rio Ave FC)
.
Na temporada de 2000/01 o técnico Paulo Autuori regressava a Guimarães para treinar o Vitoria SC. O treinador brasileiro, responsável pelo lançamento de Edmilson no futebol português há mais de uma década atrás, vem liderar um processo de revolução no futebol profissional do clube vimaranense.

Edmilson, com 33 anos de idade, ainda é convidado pelo Vitoria SC para renovar o seu contrato por mais uma temporada, embora, com uma substancial redução no salário auferido.
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 2000/01)
. (No SC Braga na época de 2000/01)
.
(Em acção pelo SC Braga contra o SC Campomaiorense)
.
O SC Braga, por seu turno, interessa-se também pelo concurso do jogador e, demonstrando ainda grande confiança nas suas aptidões, oferece-lhe melhores condições contratuais do que aquelas que o Vitoria SC lhe apresentou.

Edmilson decide, então, rumar ao rival minhoto no inicio da temporada de 2000/01, rubricando um contrato valido por duas épocas com o SC Braga treinado, naquela altura, pelo treinador Manuel Cajuda.
.
(Com Ricardo Carvalho do FC Alverca em 2000/01)
.

(Em jogo frente ao Vitoria SC na época de 2000/01 agora ao serviço do SC Braga)
.
O avançado brasileiro cedo demonstrou ser, efectivamente, uma mais-valia para a equipa bracarense, tornando-se mesmo num elemento chave na sensacional campanha realizada pelo SC Braga ao longo da época de 2000/01.

A equipa bracarense alcançou um notável 4º lugar na 1ª Liga Nacional, cotando-se o brasileiro Edmilson, com as suas prestações de qualidade, como um dos jogadores mais influentes do SC Braga.

(Golo fantastico apontado por Edmilson ao serviço do SC Braga)
.
Alias, os números individuais de Edmilson durante esta temporada falam por si. Participou em 34 jogos da principal competição portuguesa, actuando com um trio ofensivo célebre composto também por Feher e o compatriota Riva, seu antigo companheiro no Vitoria SC. Alem disso, registe-se, Edmilson apontou 11 golos na prova.
.
(Frente ao SC Campomaiorense ao serviço do SC Braga)
.
(Jogo entre o SC Braga e o Gil Vicente FC na temporada de 2000/01)
.
(Disputando com Paulo Bento do Sporting CP num jogo com o SC Braga na época de 2000/01)
.
Edmilson ainda vai iniciar a época de 2001/02 ao serviço do SC Braga, realizando 3 jogos e apontando 1 golo na 1ª Liga Nacional. Entretanto, porem, surge um convite do Al-Hilal FC, um clube da Arábia Saudita treinado pelo português Artur Jorge, para jogar no futebol árabe durante o ano de 2002.

Tratou-se, obviamente, uma oportunidade que o jogador, agora com 34 anos de idade, não podia recusar. O SC Braga acede às pretensões do atleta e é assim que Edmilson transfere-se para aquele que é considerado o principal clube da Arábia Saudita, terminando assim a sua longínqua ligação ao futebol português.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 2001/02)
.
(No SC Braga na época de 2001/02)
. (Em 2001/02 frente ao Gil Vicente FC ao serviço do SC Braga)
.
Naquele clube saudita, por seu turno, Edmilson vence a Taça dos Vencedores das Taças da Ásia no ano de 2002. Alias, o jogador brasileiro é mesmo o autor do primeiro golo com que o Al-Hilal FC vence a equipa do Chonbuk H.M. por 2-1 na final dessa competição realizada em Março de 2002, em Doha, no Qatar.

Por causa deste jogo em particular e tendo em conta a qualidade da sua exibição, Edmilson é mesmo agraciado com o premio MVP 2002 da final Taça dos Vencedores das Taças da Ásia.

O percurso de Edmilson no futebol asiático não irá, contudo, ficar por aqui. O jogador adquire um elevado estatuto no futebol daquelas paragens e prossegue a sua carreira com muito sucesso e vários títulos representando o Jeonbuk Hyundai Motors FC, da Coreia do Sul.
.
(Equipa do Jeonbuk Hyundai Motors FC em 2004)
. (Em representação do Jeonbuk Hyundai Motors FC)
.
(Festejando um golo pelo Jeonbuk Hyundai Motors FC)
.
Permanece naquele clube coreano desde 2002 até, sensivelmente, 2005. Durante esse período vence, colectivamente, em 2003 e 2005 a Taça da Coreia do Sul e a Supertaça daquele país em 2004.

Mas, também ao nível individual, Edmilson recebe vários louvores e prémios pelas suas prestações no futebol coreano. Assim, pela sua relevância, destacam-se, desde logo, o premio de melhor marcador do campeonato coreano em 2002, o premio para o jogador com mais assistências no campeonato coreano de 2003, e os títulos de MVP nas finais da Taça da Coreia do Sul de 2003 e na Supertaça de 2004.
.
(Agraciado com um prémio de MVP em 2003)
.
Edmilson colocou o ponto final na sua carreira de futebolista profissional em 2005 e regressou então a Portugal, particularmente, à Ilha da Madeira, onde se radicou definitivamente.
.
(Equipa de veteranos do CS Maritimo)
.

(Hoje, o antigo jogador Edmilson Lucena)
.
Hoje, com 42 anos de idade, Edmilson Lucena tem um estabelecimento comercial no Funchal, é detentor de um curso de II nível de treinador e, frequentemente, vai jogando futebol na equipa de veteranos do CS Marítimo.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Grande jogador!

Estranho é que nenhum dos denominados "3 grandes" o tivesse integrado.
Um abraço para ele e felicidades para o negócio.

Bom ano, caro Alberto.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter